quinta-feira, julho 17, 2008

Radiohead gravam novo videoclip sem câmaras

Notícia retirada do Expresso
por Pedro Miguel Neves

A banda britânica volta a inovar e prescinde de câmaras para gravar o vídeo do single "House of Cards", partilhando o software com os cibernautas. (Veja o vídeo no final do texto).

Os Radiohead voltaram a surpreender a indústria musical com mais uma inovação. A banda britânica gravou o videoclip do single "House of Cards" sem utilizar câmaras ou luzes, recorrendo apenas a lasers e dados. As imagens a três dimensões de Thom Yorke e dos actores foram capturadas com recurso a 64 lasers e a luz estruturada.

No vídeo, os lasers rodam e filmam a 360 graus, 900 vezes por minuto, para produzir as cenas de exteriores. Os Radiohead voltam a criar uma grande interactividade com os fãs, pois os dados resultantes dessas imagens podem ser descarregados e utilizados livremente pelos cibernautas. Isto depois de a banda ter lançado partes do single "Nude" para os fãs remisturarem livremente a música, que faz parte do alinhamento do último álbum, "In Rainbows".

O vocalista Thom Yorke explicou porque a banda escolheu não usar câmaras na gravação do videoclip de "House of Cards". "Sempre gostei da ideia de usar tecnologia de uma forma que não é suposto, da luta para levar a tua mente a fazer algo com isso. Gostei da ideia de fazer um vídeo de seres humanos, da vida real e do tempo sem usar câmaras; existem apenas pontos matemáticos - e acabou por se tornar tão estranhamente emocional", afirmou o líder dos Radiohead.

Quem quiser experimentar a nova tecnologia ou criar um vídeo, basta consultar os links no final do texto. Os Radiohead já criaram um grupo no Youtube para os fãs fazerem o upload das suas criações.




Relacionados

Sem comentários: