quinta-feira, maio 29, 2008

Pensar pequenino


É mesmo pensar pequenino...
Querem extender a linha do Metro do ISMAI à Trofa, em linha única!!!
Motivo? Mais barato...
Entretanto, a população que há anos se viu privada do Comboio, por causa do Metro, é "premiada" com uma solução mais demorada...
Mais barato hoje, para ficar muito mais caro, amanhã! Jorge Coelho e a Mota-Engil, agradecem...
Entretanto, gastam-se milhões num aeroporto e TGV que o país claramente, não precisa...
Quem paga tudo isto? O não utilizador destas obras! Aquele que continua a consumir combustível... Por isso é que o Governo não reduz a carga fiscal! Para realizar projectos megalómanos em vez de servir as populações!

Guilherme Rietsch Monteiro

Metro até à Trofa será em via única
Carla Sofia Luz, in JN

A linha do metro entre o ISMAI (Maia) e a Trofa deverá ser construída em via simples. O JN apurou que o Governo se inclina para essa opção, reservando um canal para que, no futuro, possa ser executada a segunda via. Se tal suceder, fará aumentar o tempo de deslocação até à Paradela, tornando a ligação mais demorada e menos atractiva para a população (que ficou sem comboio há vários anos). A obra será, no entanto, mais barata. Em Outubro de 2007, a Metro lançou um concurso para a elaboração do projecto de execução que contemplava as duas possibilidades.

A vinda do ministro das Obras Públicas, Mário Lino, e da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, ao Porto serviu para que os governantes reunissem, na passada segunda-feira e ontem, com a nova Comissão Executiva da Metro, liderada por Ricardo Fonseca. Tirando a extensão da Linha Verde à Trofa (que está definido que irá avançar na segunda fase de expansão do projecto do metro), não há ainda definição sobre as ligações que integrarão o concurso público global de construção, de exploração e de manutenção da rede, apesar de, como admitiu o governante Mário Lino, não estarem a ser cumpridos os prazos previstos no memorando de entendimento, celebrado entre a Junta Metropolitana do Porto e o Governo.

Após a inauguração do novo troço da Linha Amarela, em Gaia, Mário Lino reconheceu os atrasos e deixou a ideia de que dificilmente será possível lançar o concurso global no próximo mês. Isso não deverá implicar, contudo, o lançamento da execução do troço entre a Maia e a Trofa e da Linha da Boavista em concursos separados, como determina o memorando de entendimento. O ministro entende que, se essa data também não for respeitada, terá de avaliar-se se vale a pena ou não realizar concursos separados para as referidas linhas.

Reunião na Junta

Neste momento, o novo Conselho de Administração decidiu solicitar um aprofundamento dos estudos sobre a segunda fase de desenvolvimento do projecto, elaborados pelas equipas de Paulo Pinho e de Álvaro Costa, docentes na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

No caso da Linha da Boavista, trabalha-se na definição pormenorizada do traçado e também na elaboração de estudos de tráfego, antes de fechar o dossiê. A expectativa é que, no próximo mês, já seja possível indicar quais as linhas que avançarão no concurso global da segunda fase de expansão da rede e se haverá alguma adiada para outra fase.

Certa apenas é o arranque da construção da linha de Gondomar, entre o Estádio do Dragão e a Venda Nova, em Rio Tinto. A intervenção será adjudicada no próximo mês. Em Junho, será lançado, também, o concurso público para a construção de mais um pequeno troço da Linha Amarela. Chegará, finalmente, à rotunda de Santo Ovídio, que é uma obra complexa de engenharia.

É neste cenário de indefinição que os 14 autarcas reúnem, amanhã, na Junta Metropolitana. O balanço da evolução do projecto do metro um ano depois da assinatura do memorando será o ponto mais quente. Falta saber se, no final do encontro, sairá uma posição conjunta sobre os atrasos na concretização do acordo.

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