sexta-feira, agosto 01, 2008

E a medalha da hipocrisia vai para?!

Manuel António Pina em JN


O COI prevê 40 casos de "doping" nos Jogos Olímpicos de Pequim. Nem 39 nem 41, exactamente 40. Só lhe falta anunciar o nome dos atletas que irão dopar-se, porque o COI tem tudo previsto.

A única coisa que o COI, pelos vistos, não previu foi que a China se estaria nas tintas para a promessa de que espezinharia um pouco menos os direitos humanos antes e durante os Jogos.

De facto, segundo a AI, "em algumas situações, pode mesmo dizer-se que (as autoridades chinesas) se serviram dos Jogos para intensificar as violações e as repressões", assegurando desde já medalhas de ouro nas modalidades de pena de morte, tortura, prisões arbitrárias e perseguição de dissidentes e "indesejáveis" (impedidos de falar com estrangeiros ou de entrarem em Pequim durante os Jogos).

E, claro, a mais disputada de todas, a da censura, que agora abrange também os jornalistas estrangeiros que cobrem o evento, proibidos de aceder a "sites" como os da AI, da BBC, da Deutsche Welle ou de jornais de Hong-Kong e Taiwan. O COI diz-se "decepcionado" com a situação. Já ganhou também uma medalha de ouro, a da hipocrisia.

Sem comentários: