quarta-feira, junho 25, 2003

XX Acampamento Internacional de Jovens revolucionári@s
S. Gião (Oliveira do Hospital), 26/7 a 1/8
UM MUNDO SEM GUERRA É POSSÍVEL:
SOCIALISTA!




Todos os anos, centenas de jovens europeus, e não só, juntam-se para aprender, discutir, trocar experiências, conviver e, é claro, divertir-se. A organização do acampamento está a cargo da IV internacional, a organização que junta vários partidos trotskystas de todo o mundo. O PSR (secção portuguesa da IV internacional) está neste ano encarregado da organização do acampamento, o qual será totalmente aberto a toda a gente que nele queira participar.

A IV internacional
A IV internacional foi criada no início II Guerra Mundial, na altura em que o fascismo se alastrava pela Europa, os partidos social-democratas se empenhavam em arranjar meios para financiar a guerra e os partidos comunistas ortodoxos (controlados pela URSS estalinista) viravam as costas ao monstro fascista e practicavam as maiores atrocidades em nome da ideologia que eram suposto defender.
Considerando que todo o capitalismo compreende a exploração humana em nome do lucro (seja ele fascista ou "democrático"), a IV internacional defendeu sempre a união d@s trabalhadores/as de todo o mundo como condição necessária para a criação de um mundo socialista e democrático.
As secções da IV internacional condenaram com igual veemência os atropelos aos direitos d@s trabalhadores/as cometidos em nome do comunismo na URSS, na China, na Albânia, na Jugoslávia e em todos os países controlados por burocratas estalinistas que estão nos antípodas do socialismo que Trotsky defendeu. Constituindo-se como um partido internacional comunista e revolucionário, a IV internacional sempre se manteve fiel a duas máximas: a de que a emancipação d@s trabalhadores/as será obre deles/as mesm@s e a de que o socialismo apenas poderá ser bem sucedido se for aplicado internacionalmente e de forma democrática.
Hoje a IV internacional conta com cerca de 40 secções espalhadas por todo o mundo, desde o Canadá às Filipinas, das quais se destacam nomeadamente a francesa (LCR, que juntamente com a LO conta com 4 deputados), a brasileira (tendência Democracia Socialista do PT, responsável pela introdução do orçamento participativo em Porto Alegre) e a portuguesa (PSR, um dos partidos fundadores do Bloco de Esquerda).

O acampamento
O acampamento internacional de jovens revolucionári@s é um espaço único de convívio e debate. Nele, podes discutir os mais diversos temas em espaços informais localizados ao ar livre, conviver no bar com camaradas do Estado Espanhol, da Itália ou da Tunísia, trocar experiências com um/a activista do Movimento Nunca Mais galego ou do Movimento dos Sem-Papéis francês, aprender umas palavras de polaco, divertir-te a dançar na discoteca, aprender algo de novo nos espaços de formação, nadar no rio que corre no parque de campismo, ... É uma semana intensa de aprendizagem e debate políticos mas também é uma oportunidade para conheceres imensa gente nova dos mais diversos países e para teres experiências novas das quais nunca te esquecerás.
Neste espaço, tentamos recriar durante uma semana uma sociedade alternativa e socialista, onde a homofobia, o machismo, a intolerência e o preconceito ficam à porta. Para que os poderes de compra sejam igualizados (ou seja, para que se atinja a convergência real), o acampamento dispõe de uma moeda própria, a qual é cambiada por euros em função do poder de compra de cada país (dessa forma, um/a alemão/ã receberá menos da moeda do acampamento do que um/a português/a, pela mesma quantidade em euros, por exemplo). E porque queremos um espaço onde tod@s nós tenham o seu papel na sua construção, o acampamento é auto-gerido. Significa isto por um lado que as tarefas como a segurança, a limpeza ou o atendimento no bar são asseguradas por voluntári@s e por outro que tod@ e qualquer um/a de nós terá direito a uma quota-parte na organização do acampamento (nomeadamente através da participação nas reuniões de delegação, onde se podem apresentar críticas e sugestões ao seu modo de funcionamento).
Como acreditamos na auto-organização d@s discriminad@s e excluíd@s da sociedade como condição para a superação da discriminação de que são alvo, o acampamento dispõe de um espaço de mulheres e de um espaço LGBT, cada qual com actividades próprias. É também com esta finalidade que o espaço de mulheres organiza sessões não mistas, nas quais as mulheres discutem formas de organização do movimento feminista, assim como temáticas relacionadas com os seus direitos.

Estrutura
Cada dia no acampamento terá uma temática de base, a qual determinará as actividades principais do dia.
Háverá 10 espaços diferentes no acampamento:
Fórum: é o espaço mais importante do acampamento. Nele, toda a malta se reúne para assistir a uma sessão onde se falará dos temas mais importantes da actualidade.
Meeting: funciona um pouco como o Fórum, mas de forma mais informal
As comissões: consistem em espaços de debate informais, ao ar livre. Em cada dia, decorrerão várias simultâneamente.
As comissões permanentes: acompanhando uma comissão permanente durante a duração do acampamento, terás a oportunidade de discutir com camaradas a temática específica dessa comissão, assim como formas de luta para resolver os problemas que lá forem apontados.
Oficinas de lazer: nelas podes aprender malabarismo, teatro de rua, técnicas de massagens, danças orientais, ... Tudo num espírito de saudável convívio.
Reuniões de delegação: espaço onde a malta de Portugal se reúne para trocar as experiências do dia e as impressões que tenham sobre o acampamento.
Reuniões inter-delegação: encontro entre duas ou mais delegações de diversos países onde se trocam ideias sobre problemas comuns e estratégias de intervenção globais.
Festas: no final do dia podes sempre contar com uma animada festa na discoteca, consagrada a um determinado tema.
Sessões de formação: neste espaço, podes aprender muito sobre alguns temas de política "pura e dura", com a ajuda de uma personalidade da esquerda.
Introdução ao Marxismo: este espaço consistirá em sessões diárias de formação política, onde se abordarão diversos temas relacionados com o pensamento marxista.
Juntamente com tudo isto podes ainda contar com as diversas actividades promovidas pelo espaço LGBT e pelo espaço de mulheres, com a projecção de filmes no espaço de vídeo, com excursões no dia de descanso e com uma série de actividades de lazer que surgirão de forma espontânea (quem sabe não dinamizarás um...).

Preparação, informações e inscrições
Em cada ano, são realizadas várias sessões de preparação para o acampamento. Nestas, podes debater alguns temas "quentes" da actualidade, assim como obter informações sobre o acampamento e inscreveres-te.
As datas destas sessões no Porto são as seguintes: (locais a confirmar)
27/6 - Guerra e militarismo
4/7 - Imigração, racismo e extrema-direita
11/7 - Libertação animal e desenvolvimento sustentável
18/7 - Europeísmo de esquerda vs UE
23/7 - Marxismo: passado, presente e futuro
O custo do acampamento é de 100 euros (viagem e alimentação incluídas).
Para saberes mais informações ou para te inscreveres, manda um mail para acampamento2003@mail.pt ou para o mail kandimba@netcabo.pt (caso sejas do Porto ou arredores) ou telefona para o 218864643.

Programa do acampamento

SÁBADO 26 DE JULHO
13:00 Almoço
15:00 Chegada das delegações
20:00 Jantar
21:30 Fórum de Abertura

  • Apresentação dos espaços de mulheres e LGBT

  • "O império em Guerra" - Francisco Louçã



DOMINGO 27 DE JULHO
GUERRA
8:00-9:00 Pequeno-almoço / Reunião de delegação
9:30 Oficinas

  • Guerra permanente (França)

  • Contradições inter-imperialistas (Alemanha)

  • Palestina (França)

  • Irak: solidariedade internacional: escudos humanos, ingerência civil em conflitos (Estado Espanhol)

  • Fundamentalismos (Gilbert Aschar)

  • Construindo o movimento anti-guerra (GB, Itália)

  • Guerra e meios de comunicação (Portugal, GB)


11:30 Comissões permanentes/ Introdução ao marxismo ('Exploração')
13:00 Almoço/ Espaço mulheres e LGBT/ Oficinas de lazer
  • Espaço mulher: situação nos diversos países

15:00 Fórum

  • Imperialismo e neocolonialismo (Gilbert Aschar)

  • Globalização armada

  • Movimento anti-guerra (GB)


16:30 Sessão de Formação: Actualidade do marxismo (Gilbert Aschcar)
18:00 Reunião de delegação
20:00 Jantar
22:00 Festa

SEGUNDA 28 DE JULHO
ECOLOGIA
8:00-9:00 Pequeno-almoço / Reunião de delegação
9:30 Oficinas

  • Transgénicos e soberania alimentar (Portugal)

  • 'Nunca mais' movimento social (Estado Espanhol)

  • Resistencia contra a privatização dos recursos naturais (Aguirre)

  • Ecologia e movimento operário (França)

  • Ecologia e guerra (Dinamarca)

  • Balanço dos partidos verdes (França)

  • Libertação animal (Portugal ou Holanda)

  • Energias alternativas (Dinamarca)


11:30 Comissões permanentes/ Introdução ao marxismo ('Classes Sociais')
13:00 Almoço/ Espaço mulheres e LGBT/ Oficinas de lazer
  • Espaço mulher: Técnicas de poder (Dinamarca)

15:00 Reunião interdelegações
16:30 Sessão de Formação: Introdução à ecologia (Aguirre)
18:00 Reunião de delegação
20:00 Jantar
21:30 Fórum

  • Nunca mais: experiência de luta (Estado Espanhol)

  • Privatización das necessidades básicas (Itália)

  • Industria verde e sustentabilidade - alternativas socialistas (Aguirre / Bélgica)


23:00 Festa

TERÇA 29 DE JULHO
LGBT

8:00-9:00 Pequeno-almoço / Reunião de delegação
9:30 Oficinas

  • História do movimento LGBT: de Stonewall ao'Gay pride' (Portugal)

  • Políticas homofóbicas doEstado (França)

  • Identidades sexuais e teoria 'queer' (Estado Espanhol)

  • A homofobia quotidiana (Itália)

  • LGBT e socialismo (Terry)

  • A linguagem e o humor como armas políticas (Dinamarca)


11:30 Comissões permanentes
13:00 Almoço/ Espaço mulheres e LGBT/ Oficinas de lazer
  • Espaço LGBT: Introdução à teoria e movimento LGBT (Sérgio-Portugal)


DIA LIVRE (Excursões)

18:00 Reunião de delegação
20:00 Jantar
21:30 Festa LGBT

QUARTA 30 DE JULHO
FEMINISMO
8:00-9:00 Pequeno-almoço / Reunião de delegação
9:30 Oficinas

  • Mulher e trabalho (Itália)

  • Violência de género (Estado Espanhol)

  • Prostituição (Dinamarca e Portugal)

  • Patriarcado e aborto (Portugal)

  • O papel das mulheres em tempos de guerra

  • Autoorganização das mujeres (França)

  • Feminismo e luta de classes (França)

  • Masculinidade (Holanda)


11:30 Comissões permanentes/ Introdução ao marxismo ('Estado')
13:00 Almoço/ Espaço mulheres e LGBT/ Oficinas de lazer
Reuniões interdelegação
15:00 Fórum

  • Economia mundial e posição da mulher (Itália)

  • Ordem moral (Terry)

  • Aborto: direito a escolher (Portugal)

  • Lutas das mulheres- experiência de mulheres imigrantes (França)


16:30 Sessão de Formação: Feminismo y movimiento de mujeres (Portugal)
18:00 Reunião de delegação
20:00 Jantar
21:30 Festa das mulheres

QUINTA 31 DE JULHO
EUROPA

8:00-9:00 Pequeno-almoço / Reunião de delegação
9:30 Fórum

  • Movimento operário (Itália)

  • Movimento anti-racista e a Europa 'fortaleza' (França)

  • Movimentos estudiantis (Estado Espanhol)


11:30 Comissões permanentes/ Introdução ao marxismo ('Imperialismo')
13:00 Almoço/ Espaço mulheres e LGBT/ Oficinas de lazer
Espaço de mulheres: o direito ao prazer (França)
15:00 Oficinas

  • A ascenção da extrema-direita (GB)

  • Ampliação da UE ao Este europeu (Polonia)

  • Carta dos direitos sociais e constituição europeia (Portugal)

  • A Europa 'fortaleza' (Portugal)

  • O proceso do AGCS e a mercantilização da educação (Estado Espanhol e Itália)

  • Exército europeu e militarismo (França)

  • A socialdemocracia na Europa (França)

  • Novo movimento operário? (Itália)


16:30 Sessão de formação: Revolução permanente e autodeterminação
18:00 Reunião de delegação
20:00 Jantar
21:30 Meeting

  • As políticas liberais da UE (Bloco de Esquerda- Portugal)

  • Recomposição da esquerda anticapitalista (Bloco de Esquerda - Portugal)

  • Uma Europa socialista é possível (França)


23:00 Festa

SEXTA 1 DE AGOSTO
GLOBALIZAÇÃO
8:00-9:00 Pequeno-almoço / Reunião de delegação
9:30 Comissões

  • Índia e o Fórum Social Asiático de Hyderebad (Portugal)

  • Situação política no Brasil e governo do PT (Brasil ou Portugal)

  • ALCA e resistencias ao mesmo (Estado Espanhol)

  • Instituções da globalização e crise da ONU (Portugal)

  • Movimento antiguerra y movimento antiglobalización (França)

  • Neocolonialismo: novas áreas e novas formas (França)

  • Multiculturalismo (Bélgica)

  • Desobediência civil (Estado Espanhol e Itália)


11:30 Comissões permanentes/ Introdução ao marxismo ('Reforma e revolução')
13:00 Almoço/ Espaço mulheres e LGBT/ Oficinas de lazer
Reuniões interdelegação
15:00 Sessão de formação: partido e movimentos sociais (Flávia- Itália)
16:30 Última reunião de delegação: balanço do acampamento
20:00 Jantar
21:30 Fórum de encerramento

  • A nova geração jovemueva generación joven e a resistência global (Portugal)

  • Alternativas socialistas (Quarta Internacional)

  • Balanço e perspectivas dos acampamentos




Sem comentários: