sábado, junho 28, 2003

Resposta de Ricardo Sequeiros Coelho ao texto de José Manuel Fernandes sobre Orwell e que pode ser visto num dos links deste blog:



Dando mais uma prova de ignorância e ultrapassando todos os limites da demagogia, José Manuel Fernandes afirma que a mensagem que Orwell tentou passar era a de que era necessário lutar contra as duas ditaduras gémeas: a fascista e a comunista.

JMF ignora que comunismo não é sinónimo de estalinismo e que houve sempre correntes (como a Oposição de Esquerda do PCUS), e pensadores (como Trotsky ou Rosa Luxemburgo) comunistas que sempre defenderam a liberdade de expressão e de associação?

Ignora ele que Orwell foi durante muito tempo um comunista, primeiro ortodoxo e depois democrata? Ignora que "O triunfo dos porcos" e "1984" foram escritos no tempo em que ele era um comunista trotskysta? Será que não leu estas obras com suficiente atenção para perceber como Trotsky é retratado com simpatia na primeira história e é o líder dos dissidentes na segunda (afinal quem era o Goldstein senão o próprio Bronstein?)?

Será que não percebe que o "Big Brother" pode simbolizar de forma igual o terror estalinista e a paranóia securitária "orwelliana" de Bush? Não será capaz de ver que programas de espionagem como "Echelon" e outros que espiam a vida de toda a gente no planeta, até ao último pormenor, desenvolvidos pelo chamado "mundo livre" são o "Big Brother" do século XXI?

Não será capaz de encarar o facto de ser um enorme atropelo ao direito de expressão e associação que Orwell (que é no seu texto elevado ao expoente de Deus) tenha pactuado com a política de "caça às bruxas", denunciando como comunistas alguns dos seus colegas artistas, no tempo em que já era um "arrependido"?

Claro que sim. Não creio que JMF seja assim tão ignorante. Mas o fanatismo cega as pessoas. E pior que o fanatismo dos comunistas ortodoxos, só mesmo o dos ex-comunistas ortodoxos (os "arrependidos").

Sem comentários: