segunda-feira, junho 30, 2003

Estudos sobre a Guerra Civil Espanhola

http://1936-1939.blogspot.com









A Guerra Civil Espanhola permanece, a traços toscos, como o elemento enformador do combate histórico entre fascismo e socialismo. Na memória colectiva, resiste como a romantização última do derradeiro confronto – face a face, corpo a corpo, bala a bala – entre a expressão totalitária das velhas forças conservadoras e a precursão visionária do cunho libertador da «Guardia Roja».


Das barricadas de Guernica, ouvimos o «Viva la Muerte!» da besta de guerra franquista a cruzar os céus do País Basco. Nos apeadeiros do mundo, assistimos ao mais épico episódio das bandas de ilustração da marcha pela «pátria livre e comum»: milhares de voluntários engrossaram as Brigadas Internacionais, enviadas para combater em Espanha em defesa da República, pela liberdade, pela igualdade, pela revolução. «Antes morrer pelo Exército do Povo do que consentir o fascismo», escreveram milhares com o seu sangue. Porque não há luta sem batalha.


Como a exaltação de todos os paroximos, boa parte da história daquele período de 1936-1939 permanece ainda por contar, particularmente no seio da sociedade espanhola. Laboratório experimental da expectativa bélica da II Grande Guerra, sinónimo de Hemingway, Malraux, Orwell e Picasso, da Divisão Condor, foco de internacionalização do ideário marxista e do socialismo como engenharia emancipatória, quais as relações de poder no seio da Frente Popular e da Frente Nacional? Quão decisivo foi o papel do PC da União Soviética, nos seus golpes de controleirismo, para a derrota republicana da guerra? Quais os reais limites de participação do Estado Novo salazarista no conflito? Qual a biografia possível para tantos não-nacionais espanhóis na guerra civil? Qual o valor do apriorismo histórico e dos vínculos causais para a compreensão desta guerra? Que fronteira entre a pura mistificação ideológica e os factos objectivos?


Estudos sobre a Guerra Civil Espanhola pretende juntar, numa perspectiva científica mas não academicista, um grupo multiforme de interessados e estudiosos sobre esta matéria, contribuindo para a chamada de atenção e para a presença de um debate consequente sobre este acontecimento nas Ciências Sociais. Inicialmente em formato blog para a recolha de dados, documentos, biografias, bibliografias, iconografia, siglas, registos fotográficos/audio/vídeo, e tantos outros recursos que permitam uma leitura crítica e o mais expansiva da Guerra Civil Espanhola, esperamos conseguir a abrangência necessária para um posterior centro documental de arquivo histórico, mais consistente, em formato digital.


Saudações,

Tiago Barbosa Ribeiro

Sem comentários: