segunda-feira, abril 05, 2010

Lagoa da Serreta



PRC3TER - Serreta
Ilha: Terceira
Extensão: 7 Km
Tempo: 2h 30m
Realizado: 3 de Abril de 2010 entre as 13h30 e as 16h (hora dos Açores)


















Este trilho começa e termina na freguesia da Serreta e tem a duração total de cerca de 2h30m. Inicia-se na estrada regional subindo por um troço de alcatrão, a Canada das Fontes, durante cerca de 200 metros. Na primeira bifurcação deve virar à direita e prosseguir por um caminho de terra batida que se vai estreitando, ladeado por uma vegetação muito variada, que inclui flora endémica como urze, pau branco e faia mas também algumas infestantes como incenso e acácia. No fim deste caminho deve virar novamente à direita por um caminho mais largo, até encontrar um atalho à esquerda por onde deve prosseguir e seguir de acordo com a sinalização. Pouco tempo depois, o caminho começa a subir para a Lagoinha, uma pequena lagoa rodeada por uma densa mata de cedros, que corresponde a cerca de metade do percurso. Volte pelo mesmo caminho até um pasto, onde deve virar à direita. Nessa altura deve seguir junto do arame farpado até um pequeno atalho que lhe permite aceder à lindíssima Ribeira do Além. Depois, o trilho continua por uma mata no Pico do Negrão, onde o caminho de pedra-pomes e bagacina é por vezes muito inclinado e exige atenção. Quando chegar a um pasto, atravesse-o até junto do depósito de água e siga à direita até chegar novamente a este painel. O percurso atravessa uma zona de Reserva Florestal. É responsabilidade de todos(as) nós contribuirmos para a sua protecção, bem como assegurar a sua biodiversidade através da conservação deste habitat natural.





Lagoinha da Serreta

Vista privilegiada da costa Oeste da ilha Terceira.


Deste ponto, a cerca dos 794 metros de altitude, temos uma paisagem rica e relaxante, donde se pode apreciar a costa Oeste da ilha Terceira e avistar as ilhas de São Jorge e da Graciosa.

A Lagoinha é uma lagoa que se encontra alojada na cratera de um vulcão que faz parte do grande cone vulcânico que deu origem à Serra de Santa Bárbara. Está a uma altitude de 786 metros acima do nível do mar, numa zona de grande pluviosidade, especialmente no Inverno.

É uma lagoa de pequenas dimensões, rodeada de abundantes turfeiras que ajudam a reter e a controlar os níveis das águas na lagoa, bem como do lençol freático da ilha. Em redor, bem como nas zonas próximas, há grandes povoamentos de flora indígena das florestas de Laurissilva, típicas nos Açores.

A floresta de Laurissilva, cuja origem está relacionada com as florestas húmidas do Terciário, existentes no Sul da Europa e desaparecidas há milhões de anos aquando das últimas glaciações, é uma floresta com um índice de endemismos muito elevado. Surge por todas as ilhas da Macaronésia, escalonada em altitude, em que um dos seus mais belos exemplares será porventura o Cedro-do-mato [Juniperus Brevifolia].

Protegida por legislação Comunitária e Nacional resta-nos apreciar, conservar e deixar às gerações vindouras este belo tesouro da ilha Terceira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bonito!!!
Até me dá saudades de S.Miguel.

Beijos,
Marta